quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ánalise de duas ferramentas da web 2.0



1) Youtube: é uma ferramenta com a qual o usuário pode assistir gratuitamente a vídeos postados por outros e até mesmo postar os seus mediante cadastro.

Para assistir aos vídeos o usuário deve abrir seu navegador, digitar na barra de endereço http://www.youtube.com/. Abrirá o site, e na parte superior há uma caixa de texto onde o usuário deverá digitar o que procura. Os vídeos nos quais aparecem as palavras pesquisadas serão listados com uma miniatura do vídeo. Clique sobre o vídeo desejado para vê-lo.

Para o cadastro (clique em inscreva-se) são requeridas informações tais como: endereço de e-mail, senha, nome de usuário para login, nacionalidade, data de nascimento e gênero.
Antes de criar uma conta deve ler os termos de serviço e a política de privacidade (mas ninguém lê). Além de haver uma observação sobre direitos autorais.

Para postar um vídeo o usuário deve realizar o login e depois clique em enviar. Abrirá uma nova janela onde digita-se o título do vídeo, uma breve descrição, categoria e palavras-chave para falicitação da pesquisa, além de algumas opções de permissão de visualização, data de gravação. Após a descrição, o usuário deve localizar o vídeo, que pode estar em seu computador ou em mídias removíveis com pen drives, cds, dvds, etc. Dependendo da qualidade de vídeo, o upload pode ser demorado.

Os vídeos publicados no youtube também podem ser visualizados em sites de redes sociais como o Orkut através da inserção do link do vídeo.
O Youtube coloca observações sobre direitos autorais e permissão de exibição. Chegamos nesse momento, no maior problema desse tipo de site: as questões éticas e legais dos direitos autorais.
No site, por ser livre, não devem ser postados vídeos pornográficos, pessoas em situações vexatórias, além de vídeos que não são de sua autoria ou que você não tenha permissão para tal feito.

Como recurso didático-pedagógico pode ser utilizado como parte final de trabalhos para exibição de slides e filmagens para outros grupos da turma ou até mesmo para outras turmas e para a escola inteira, tendo a possibilidade dos expectadores postarem comentários e correções.



2) Windows Live Messenger: é uma ferramenta de comunicação online que requer a instalação do programa em seu computador e criação de e-mail (hotmail ou msn).
Após estar logado, o usuário deve adicionar seus contatos ou ser adicionado por eles para se comunicarem.
Durante a comunicação, o programa permite o compartilhamento de arquivos, conversas com áudio e vídeo, além da personalização da interface do programa, com plano de fundo, imagem do usuário, etc,
Também é possível a interação com jogos e outras atividades como a messenger TV.
Dependendo da versão do programa, também é possível o envio de mensagens para celulares, e conversar com usuários de outro programa de comunicação (Yahoo! Messenger)

Como recurso didático-pedagógico pode ser utilizado para a comunicação entre educandos de outros estados e até mesmo de outros países que falam o Português para o estudo das características lingüísticas regionais, gírias, neologismos, etc.
Também podemos utilizá-lo para a troca de arquivos como pequenos vídeos produzidos pelos alunos onde são exibidas e discutidas as características locais de solo, relevo, vegetação, patrimônio histórico, cultural ou ecológico.

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