Área de Conhecimento: Exatas
Disciplina: Matemática
Tema: A Cultura Matemática: História, Aplicações e Curiosidades
Público alvo: 9º ano
Introdução:
A disciplina de Matemática, dentro do ambiente escolar, é a que apresenta maior índice de repetência, desestímulo e repúdio chegando a vias de ódio permanente. Não é difícil encontrarmos alunos reclamando da “Matemática escolar”. “Lamentavelmente, a Matemática tem sido e continua sendo a disciplina campeã dos impropérios” (PAROLIN, 2005, p. 117).
Todo esse desdém pela disciplina deixa transparente que a Matemática é a área do conhecimento que apresenta maiores obstáculos para ser compreendida pelos alunos. Muitos fatores influenciam a dificuldade de se entender o conhecimento matemático escolar, dentre eles, como cita (SOUZA, 2001) no prefácio do livro Matemática Divertida e Curiosa, em “vez de problemas práticos, interessantes e simples, exigem sistematicamente de seus alunos verdadeiras charadas, cujo sentido o estudante não chega a penetrar” (p 6). A falta de significado é indiscutivelmente o maior problema da disciplina para o alunado.
Confirmando este pensamento, D’Ambrosio destaca que “interessa à criança, ao jovem e ao aprendiz em geral aquilo que tem apelo às suas percepções materiais e intelectuais mais imediatas.” (2005, p. 31). “Os alunos não podem agüentar coisas obsoletas e inúteis, além de desinteressantes para muitos. Não se pode fazer todo aluno vibrar com a beleza da demonstração do Teorema de Pitágoras e outros fatos matemáticos importantes.” (D’AMBROSIO, 2005, p. 59). É necessário atribuir significado ao processo de ensino e aprendizagem.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) caracterizam a Matemática como um meio de compreender e atuar no mundo, sendo fruto da construção humana em sua interação com o contexto natural, social e cultural (BRASIL, 1998, p. 24), ou seja, a Matemática é o ferramental humano usado para resolver os problemas de sua realidade sócio-tempo-espacial. Sócio, pois cada civilização, grupo social ou étnico, em determinado momento (tempo) e em determinado espaço geográfico (espacial) precisou enfrentar a realidade que os defrontava fazendo uso da Matemática.
Diante da característica de ferramental para a compreensão do mundo que nos cerca, devemos levar os alunos a perceberem a Matemática como parte da cultura humana, constituída de história, contexto, aplicação, beleza, originalidade e graça.
Objetivo Geral:
Compreender a Cultura Matemática historicamente construída.
Objetivos Específicos:
· Estudar a história da Matemática;
· Compreendê-la como ferramenta para a resolução de problemas reais;
· Desenvolver o hábito da pesquisa;
· Construir um blog para divulgar as informações pesquisadas sobre a história da Matemática e a aplicabilidade dos conteúdos estudados durante o ano letivo.
Metodologia:
· Os alunos deverão pesquisar sobre a História do conteúdo matemático a ser estudado, tanto em livros, como em publicações na web.
· Redigir em editor texto resumindo a pesquisa e expondo seus pontos de vista.
· Pesquisar a respeito da aplicabilidade em situações reais do conteúdo estudado.
· Redigir textos exemplificando a aplicação do conteúdo matemático.
· Construir um blog expondo os textos redigidos dos conteúdos matemáticos, sua historicidade e aplicabilidade.
· Durante a última semana de aula do ano letivo, os alunos confeccionarão uma apresentação de slides através do Impress para expor parte do conteúdo do blog para as outras turmas e para a comunidade escolar.
Recursos:
· Livros didáticos;
· Livros paradidáticos;
· Livros científicos;
· Computadores;
· Internet;
· Editor de texto;
· Editor de slides;
· Editor de vídeos.
Duração:
· Durante todo ano letivo será disponibilizada uma hora aula por quinzena para a realização das atividades deste projeto.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á mediante dois aspectos:
* Subjetivo: participação, interesse, aptidão para o trabalho em grupo.
* Objetivo: eficiência em pesquisar, redigir, expor suas idéias e em construir o blog.
Disciplina: Matemática
Tema: A Cultura Matemática: História, Aplicações e Curiosidades
Público alvo: 9º ano
Introdução:
A disciplina de Matemática, dentro do ambiente escolar, é a que apresenta maior índice de repetência, desestímulo e repúdio chegando a vias de ódio permanente. Não é difícil encontrarmos alunos reclamando da “Matemática escolar”. “Lamentavelmente, a Matemática tem sido e continua sendo a disciplina campeã dos impropérios” (PAROLIN, 2005, p. 117).
Todo esse desdém pela disciplina deixa transparente que a Matemática é a área do conhecimento que apresenta maiores obstáculos para ser compreendida pelos alunos. Muitos fatores influenciam a dificuldade de se entender o conhecimento matemático escolar, dentre eles, como cita (SOUZA, 2001) no prefácio do livro Matemática Divertida e Curiosa, em “vez de problemas práticos, interessantes e simples, exigem sistematicamente de seus alunos verdadeiras charadas, cujo sentido o estudante não chega a penetrar” (p 6). A falta de significado é indiscutivelmente o maior problema da disciplina para o alunado.
Confirmando este pensamento, D’Ambrosio destaca que “interessa à criança, ao jovem e ao aprendiz em geral aquilo que tem apelo às suas percepções materiais e intelectuais mais imediatas.” (2005, p. 31). “Os alunos não podem agüentar coisas obsoletas e inúteis, além de desinteressantes para muitos. Não se pode fazer todo aluno vibrar com a beleza da demonstração do Teorema de Pitágoras e outros fatos matemáticos importantes.” (D’AMBROSIO, 2005, p. 59). É necessário atribuir significado ao processo de ensino e aprendizagem.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) caracterizam a Matemática como um meio de compreender e atuar no mundo, sendo fruto da construção humana em sua interação com o contexto natural, social e cultural (BRASIL, 1998, p. 24), ou seja, a Matemática é o ferramental humano usado para resolver os problemas de sua realidade sócio-tempo-espacial. Sócio, pois cada civilização, grupo social ou étnico, em determinado momento (tempo) e em determinado espaço geográfico (espacial) precisou enfrentar a realidade que os defrontava fazendo uso da Matemática.
Diante da característica de ferramental para a compreensão do mundo que nos cerca, devemos levar os alunos a perceberem a Matemática como parte da cultura humana, constituída de história, contexto, aplicação, beleza, originalidade e graça.
Objetivo Geral:
Compreender a Cultura Matemática historicamente construída.
Objetivos Específicos:
· Estudar a história da Matemática;
· Compreendê-la como ferramenta para a resolução de problemas reais;
· Desenvolver o hábito da pesquisa;
· Construir um blog para divulgar as informações pesquisadas sobre a história da Matemática e a aplicabilidade dos conteúdos estudados durante o ano letivo.
Metodologia:
· Os alunos deverão pesquisar sobre a História do conteúdo matemático a ser estudado, tanto em livros, como em publicações na web.
· Redigir em editor texto resumindo a pesquisa e expondo seus pontos de vista.
· Pesquisar a respeito da aplicabilidade em situações reais do conteúdo estudado.
· Redigir textos exemplificando a aplicação do conteúdo matemático.
· Construir um blog expondo os textos redigidos dos conteúdos matemáticos, sua historicidade e aplicabilidade.
· Durante a última semana de aula do ano letivo, os alunos confeccionarão uma apresentação de slides através do Impress para expor parte do conteúdo do blog para as outras turmas e para a comunidade escolar.
Recursos:
· Livros didáticos;
· Livros paradidáticos;
· Livros científicos;
· Computadores;
· Internet;
· Editor de texto;
· Editor de slides;
· Editor de vídeos.
Duração:
· Durante todo ano letivo será disponibilizada uma hora aula por quinzena para a realização das atividades deste projeto.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á mediante dois aspectos:
* Subjetivo: participação, interesse, aptidão para o trabalho em grupo.
* Objetivo: eficiência em pesquisar, redigir, expor suas idéias e em construir o blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário